terça-feira, 4 de agosto de 2009

Gripe suína chega ao iPhone



Aulas suspensas, viagens para muitos países adiadas, hospitais e pronto-socorros cheios de pessoas preocupadas se estão ou não com a nova doença. A gripe suína tem assustado a população e causado muitas dúvidas. Como ela é transmitida? Como saber se estou contaminado? Para responder a esse tipo de dúvida, há várias fontes de informação, inclusive o iPhone.



A doença é o tema de programas como o software Gripe Suína, desenvolvido pelas empresas Bitix e Skidun para iPhone e iPod touch. Disponível em português e inglês, o software traz um FAQ com respostas para as principais questões sobre a doença. A fonte é o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), centro que faz parte da agência de saúde dos Estados Unidos.


Pode parecer coisa de hipocondríaco para alguns, mas o fato é que o software está entre os dez aplicativos gratuitos mais baixado pelos brasileiros na App Store, loja online da Apple.


Sua interface é simples e fácil de navegar, com textos e ilustrações, além de links para páginas da internet. Ao clicar em últimas notícias, ele simplesmente abre uma página de busca do Google, com as informações mais recentes publicadas pela imprensa no Brasil.


Já o Mapa da Contaminação abre uma página com um serviço em inglês que mostra o número estimado de casos por país (com última atualização de 4 de julho...). Ao utilizar esse recurso em nossos testes, porém, o aparelho travou duas vezes.



Um recurso interessante é o botão Hospitais Próximos. Com ele é possível saber qual o endereço mais próximo a recorrer em caso de o usuário se sentir mal (seja por suspeita da gripe ou qualquer outro problema de saúde). Na verdade, ele aciona o software Maps, que já vem instalado no iPhone e, por GPS ou triangulação de antenas, mostra no mapa os hospitais mais próximos de onde você está.


Logicamente, o programa não substitui a visita ao médico, mas ajuda a esclarecer algumas dúvidas.



Por Daniel dos Santos
Fonte: Macworld Brasil