quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Conheça 40 produtos e serviços que morreram ou estão pertos da extinção

Você gosta de jogar videogame em um fliperama? E fotografar com Polaroid? Veja uma lista que o seu avô vai saber de cor e que você pode nunca ter ouvido falar.

Listamos 10 de um total de 40 itens, entre serviços e produtos, que estão rapidamente se aproximando da extinção. Alguns inclusive já nem existem mais.

1. Ouvir o sinal de ocupadoGraças aos avanços na tecnologia de correio de voz e chamadas em espera, raramente você escuta esse irritante som.

2. Ir a encontros ‘às escuras’
Serviços como Google, sites de encontros e redes sociais tornaram mais fácil conhecer virtualmente uma pessoa antes de decidir encontrá-la na vida real. Muitos, inclusive, se relacionam melhor no mundo virtual.

3. Ter 18 anos para acessar conteúdo impróprio
Pode parecer insano, mas antigamente um jovem precisava ter 18 anos para colocar as mãos em materiais de cunho sexual – era isso ou então ter algum irmão mais velho que ajudasse. Ou um amigo com um irmão mais velho. Ou até mesmo um pai que guardasse não muito bem sua coleção de revistas. Hoje em dia basta apenas ter acesso a internet e pronto, qualquer um pode ver e assistir o que quiser. Não que isso seja uma coisa boa, é bom que se diga.

4. Fotografar com Polaroid
A Polaroid planeja encerrar as vendas de seus filmes instantâneos até o final deste ano. Essa será um perda dolorosa, sem dúvidas. Era divertido ver a imagem surgir em frente aos seus olhos. E desaparecer com o passar dos anos, para desespero de todo mundo já que não havia negativo para imprimir novamente.

5. Aguardar para revelar as fotos
Embora as câmeras analógicas ainda não tenham desaparecido, as vantagens das imagens digitais – entre tantas, a possibilidade de ver na hora a foto feita e até descartá-la se não gostar, sem custo extra – certamente fizeram com que diminuísse o interesse pelas câmeras tradicionais.

6. Datilografar em máquina de escrever
A palavra datilografar por si só já perdeu espaço para a digitação. Embora os saudosistas lembrem com certa felicidade do som das teclas das máquinas de escrever, hoje em dia alguns jovens nem sabem o que foi essa máquina. Mas algumas ainda estão em atividade em departamentos do governo que se recusam a evoluir tecnologicamente (delegacias, cartórios, só para citar alguns).

7. Ter privacidade
A constante monitoração do Google, as muitas formas de rastrear alguém via GPS e as redes sociais já estão mais do que presente em nossas vidas. E a privacidade tornou-se uma commodity rara e preciosa dentro do mundo 2.0.

8. Seguir a gramática e a pontuação
As redes sociais e os mensageiros instantâneos modificaram a forma como escrevemos. Mesmo e-mails estão sofrendo desse mal, das abreviações e criações de novas gírias. O Professor Pasquale deve estar chorando a uma altura dessas, naum eh miguxu? \o/

9. Escutar música em um walkman
A maior dificuldade era encontrar aquela música favorita entre tantas, apenas rebobinando e avançando a fita. Você pode tentar rebobinar a fita cassete, mas o tempo de vida delas está cada vez mais com os dias contados. E para economizar a pilha, rebobinava a fita usando uma caneta.

10. Enviar documentos por FaxPor que fax, se você pode enviar como anexo? Especialmente agora que a maioria dos documentos é criado em computador, o facsimile muito em breve será abandonado pelas empresas (as únicas que ainda apoiam seu uso), usado para envio de comprovantes ou documentos feitos a mão.
Fonte: PC World


Veja o restante dos itens:

11. Jogar videogame em um Fliperama
12. Capacidade do disco rígido
13. Bate-papo com o SysOp
14. Pagar por chamadas de longa distância
15. Recepção de sinal de TV com ruídos
16. O som de uma conexão moderna
17. Remover papel de impressoras matriciais
18. Conhecer todos os canais da TV
19. Verificar a secretária eletrônica
20. Mixar uma fita cassete para presentear alguém
21. Usar relógico com calculadora
22. Anúncios (quase sempre de cunho sexual) em jornais e orelhões
23. Discar em um telefone com disco giratório
24. Armazenar dados em disquete
25. Iniciar via comando C:\ Prompt
26. Escrever em um antigo editor de texto
27. Ter um telefone móvel anexado ao carro
28. Assistir a filmes no videocassete 29. Acender um isqueiro durante um show
30. Assistir a um filme em LD (Laser Disc)
31. Carros novos com acendedor de cigarro
32. Trocar uma lâmpada incandescente
33. Usar um monitor de tubo
34. Visitar uma loja de música para comprar CDs
35. Receber um CD da AOL ou de outros provedores na correspondência
36. Procurar um telefone na agenda de papel
37. Usar papel carbono para fazer cópias 38. Usar telefone público
39. Volume alto no seu micro-system
40. Dar atenção total a alguém durante uma conversa


Fonte: PC World

Nenhum comentário: