quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Entrevista: Santiago Alvarez de Mon - Vantagens da Empresa Familiar


O estudioso Santiago Álvarez de Mon, professor da IESE Business School, fala sobre as vantagens da empresa familiar e os requisitos para que tenha sucesso e longevidade, contribuindo para a sociedade na qual se insere.


Diz-se que uma família proporciona aos seus membros, nesta ordem, segurança, liberdade e felicidade. Como isso influencia uma família que controla uma empresa? Como pode afetar o funcionamento da empresa familiar?

Concordo com esta afirmação e acho que tem grande aplicação no âmbito da empresa familiar. Para crescer, é preciso ter raízes sólidas e confiança na sua gente. Isso é o que permite exercer a liberdade de forma responsável. É o que acontece com uma pipa, que não pode voar se não tiver uma base firme. Mas é necessário entender isto em sua justa medida. Há famílias que fazem da segurança seu valor central e acabam por se tornar claustrofóbicas. Outras defendem uma interpretação superficial de liberdade e desembocam em uma autêntica diáspora. A segurança ganha valor quando ela não existe e a liberdade pode voltar-se contra alguém que abuse dela. Esses casos são deformações do conceito de família. Se não se deteriorar, a empresa familiar oferece um ambiente sadio, com raízes comuns e sonhos compartilhados, contando, além disso, com o esforço e o talento de profissionais. Esse é o ideal. Mas nem sempre é assim. Às vezes, os profissionais sofrem porque o sobrenome tem primazia sobre o profissionalismo.


Onde, em sua opinião, está a segurança do indivíduo?

A segurança reside no interior e só é conseguida quando se alcança a maturidade intelectual, emocional e espiritual. Falamos de segurança, que não deve ser confundida com prepotência. Para obter a felicidade, é preciso descobrir seu talento e trabalhá-lo sobre a base do esforço, constância e disciplina. Isso dá à pessoa tranqüilidade, serenidade, um pouco de segurança pessoal. Trata-se de uma relação recíproca: se confio em mim, também confio no outro. Isso se vê com muita clareza se pensarmos na auto-estima. O amor dos outros membros da família –irmãos, mãe, pai– ajuda você a se aceitar como é e, a partir daí, a crescer e a melhorar. Esta é uma vantagem da empresa familiar, acreditar que seus objetivos valem à pena, ter vontade de permanecer ao longo de gerações e lutar por objetivos que vão além do econômico. Se é uma empresa familiar com vínculos, deve ser uma instituição sadia. Quero dizer com isso que, para ser uma instituição sadia, os vínculos estabelecidos entre seus membros também devem ser sadios. E, para isso, devem existir alguns valores comuns: justiça, liberdade, portas abertas... Este último ponto é essencial: deve ser uma instituição aberta, na qual cada um possa encontrar seu lugar, tanto no nível profissional como no moral, e assim contribuir para a comunidade. Um grupo coeso, mas fechado em si mesmo, não pode contribuir para a sociedade na qual está integrado.


Que papel têm a liberdade e a segurança na hora de obter a felicidade?

Têm papel fundamental. A felicidade é uma conseqüência da forma de estar, viajar, aprender, viver. Não deve ser entendida como uma meta em si mesma. É uma senhorita caprichosa, que às vezes vem, logo vai embora, vem outra vez... Neste contraste, aprendemos a valorizá-la, da mesma forma como valorizamos o Sol, por exemplo, porque conhecemos as nuvens. A receita da felicidade tem muitos ingredientes. Um deles, básico, é a liberdade, não entendida como a licença para se fazer o que quiser, mas como a capacidade de comprometer-se com um projeto ou causa que valha à pena.


Sobre o entrevistadoSantiago Álvarez de Mon é professor de Gestão de Pessoas nas Organizações da IESE Business School, Ph.D. em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca, MBA pela IESE Business School e graduado em Direito pela Universidade Complutense de Madri.


Sobre o IESEO IESE é a escola de negócios da Universidade de Navarra, na Espanha. No Brasil, ministra o Program for Management Development (PMD) e o Advanced Management Program (AMP) em associação com o Instituto Superior da Empresa (ISE), de São Paulo.


Fonte: HSM Management - Site Oficial

Nenhum comentário: