sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Cuidado! Demitir pessoal da TI pode sair caro

Pesquisa da Cyber-Ark Software mostra que mais de 80% dos funcionários de TI não pretende sair de mãos abanando. Eles vão levar seus arquivos!

Quando os funcionários da TI são dispensados, cuidado! Uma nova pesquisa por Cyber-Ark Software, um provedor de produtos de gerenciamento de identidade, demonstra que roubo de informação sensível por ex-funcionários está completamente fora de controle.

“Uma das maiores ameaças à segurança existe atrás de seu firewall. O resultado da pesquisa revela que 88% dos funcionários existentes usarão o conhecimento para levar os dados da companhia com eles, incluindo listas de senhas privilegiadas que dão acesso a centenas, mesmo milhares de arquivos de dados sensíveis”, disse Adam Bosnian, vice-presidente de produtos, estratégia e vendas da Cyber-Ark.

E é sábio lembrar que permitir que o seu funcionário saia com dignidade pode poupá-lo de alguma dor de cabeça mais tarde. “Se dispensados amanhã, eles levarão as informações sensíveis da companhia com eles. E as informações alvo incluem a senha do CEO, a base de dados de clientes, planos de pesquisa e desenvolvimento, relatórios financeiros e a maioria das senhas privilegiadas da companhia”, diz o relatório da Cyber-Ark. “Apenas 12% revelaram que eles planejariam deixar a companhia de mãos vazias”.

A pesquisa também mostrou que um terço da equipe de TI usa seus direitos privilegiados para administrar senhas e espiar arquivos confidenciais, incluindo dados pessoais e informações salariais, e-mails e planos de fusão e aquisição.

Ainda acha que seus arquivos estão seguros?


Créditos: Revista CIO

Nenhum comentário: